• O MECE DE PERFIL

    O MECE é um movimento que se constrói a cada dia por meio da união de pessoas que acreditam na Cidade Estrutural. Essas enxergam o local para além dos números, que incluem o fardo de ter o pior IDH do DF, e como partículas minúsculas, é um grupo feito de gente que nunca para, de um vai e vem empolgado de ideias, do desejo de fazer funcionar as engrenagens. O MECE não está pronto e talvez nunca esteja, ele transita enquanto houver a vontade que transpõe barreiras.
    O MECE surgiu buscando formas comunitárias de promover educação e cultura, a partir da cegueira que não enxerga com bons olhos a Cidade Estrutural. Eles, os voluntários do Movimento, veem mais que os dados e estereótipos. Vivem o potencial de uma população que se constituiu a partir da força pelas mudanças sociais. Aliás, esses talvez sejam os motores desses voluntários: as várias barreiras a transpor, a infinidade de pessoas a alcançar e a contagiar com a produção de livros e de ideias na Editora Popular Abadia Catadora, com as possibilidades econômicas do Banco Comunitário, com o Ponto de Memória, que resguarda a identidade da Cidade, com a Biblioteca Comunitária…


    Deuzani Noleto

    Uma das que fazem o Movimento de Educação e Cultura da Cidade Estrutural acontecer é a arquivista Deuzani Cândido, 62 anos. Ela despertou a sensibilidade social  e após se aposentar como bancária, o sonho era receber o que ela chamou de “carta de alforria” e ir trabalhar em movimentos sociais. Deuzani deixava de produzir lucro para uma empresa, e passava a pensar em gerar capital humano e se doar em prol de uma causa.
    Deuzani conheceu a realidade da Estrutural por meio de um projeto de alfabetização de jovens e adultos, e a partir da iniciativa, engajou-se na promoção do registro das histórias de vida. As pessoas que aprendiam a ler e a escrever, contavam sobre si em uma carta redigida por eles. Daí surgiu a inspiração para o atual projeto do MECE Pontos de Memória, uma das iniciativas preferidas da arquivista.

    A gente luta para melhorar as condições de vida da população da Estrutural em várias frentes. Nós somos movidos a lutar por um mundo melhor

    Ela não ressalta as barreiras, mas os sonhos que a fazem não desistir e que faz o MECE caminhar. Recorda na memória o olhar das pessoas quando aprendiam a ler e como o trabalho mudava as suas vidas, deles e a dela. Mais que a realidade social da Estrutural, Deuzani e todos os voluntários desafiam a você, que se embrenhou na história deste movimento, a terminar a leitura e arregaçar as mangas, pois como consta no início deste texto, o MECE não para e conta com quem ousa sonhar e trabalhar pelo tão falado mundo melhor, começando do mundo mais próximo de nós.

    NOSSA GALERIA

    Confiram algumas fotos dos nossos projetos!

    ENDEREÇO

    Estrutural-Brasília.

    E-MAIL

    meceestrutural@gmail.com

    TELEFONE

    Deusani: 985666953
    Abadia: 985401335

    CELULAR

    Deusani: 985666953,
    Abadia: 985401335